Com as presenças de Alckmin, vice-presidente da República, e Lu Alckmin, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo torna-se o polo central do projeto Padaria Artesanal no Estado
Updated: 6 days ago

Foi dado o início do Projeto Padaria Artesanal no Estado de São Paulo e o Sindicato dos Padeiros é o polo central desta iniciativa, de amplo alcance social, que nasceu para qualificar e requalificar trabalhadores e trabalhadoras para o setor de panificação, gerar renda, preparar multiplicadores que possam levar os conhecimentos adquiridos para as suas comunidades, na capital e/ou em outros municípios paulistas, e contribuir com a luta maior de toda a nação brasileira para que ninguém passe fome.
Na ocasião foram certificados os 17 alunos que fizeram o curso de 8 horas com a professora Ana Cláudia Vasconcelos, do Senai/Barra Funda, e aprenderam a fazer 10 tipos de pães sem conservantes químicos.
O evento contou com as presenças do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da idealizadora do projeto, Lu Alckmin, do presidente do Sindicato, Chiquinho Pereira, do professor Ricardo Terra (diretor do Senai/SP), e de lideranças políticas, empresariais, sindicais e sociais e trabalhadores(as).
A cerimônia aconteceu na sexta-feira, 21 de março de 2025, na sede do Sindicato e na Escola de Panificação e Confeitaria, localizados na rua Major Diogo, 126, Bela Vista, São Paulo.
Para Chiquinho dos Padeiros, “esse é um projeto que realmente olha para os mais necessitados e é uma honra fazer parte dele”. E afirmou que o Sindicato dos Padeiros é um sindicato do povo. “Nós estamos aqui hoje com Geraldo Alckmin, esse é um chamado especial: para levar o que as pessoas precisam, a alimentação, o valor humano, um projeto magnífico da dona Lu Alckmin para um Brasil mais justo”. Chiquinho lembrou ainda da parceria com o então governador Mário Covas, na realização do projeto Sindicato-Criança, no âmbito do SOS Criança, que visava garantir qualificação profissional e um futuro digno aos jovens em situação de risco social.
Ricardo Terra ressaltou o orgulho do Senai em participar desse projeto e agradeceu a confiança de todos na qualidade de formação dos multiplicadores por todo o Brasil.
A cerimônia foi agraciada com as participações de Frei Robson, pastor Alexandre e pai Jair, que realizaram uma benção ecumênica e enfatizaram a importância do projeto Padaria Artesanal na ação social e espiritual.
O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin falou de sua longa relação com o Sindicato dos Padeiros, desde a época em que tornou-se governador de SP, e destacou as lutas do Chiquinho e do Sindicato para baixar o preço dos pães, biscoitos e massas (com a isenção do ICMS sobre a farinha de trigo) e o cuidado com os trabalhadores na questão da saúde e segurança nos locais de trabalho, e, como exemplo, citou a norma regulamentadora NR12.
O Sindicato, vale lembrar, conseguiu tornar obrigatório nas panificadoras o uso do kit de segurança nos cilindros de massa, diminuindo a probabilidade de acidentes de trabalho que, ao longo dos anos, vitimaram e mutilaram centenas de companheiros da nossa categoria. O benefício passou a fazer parte de convenção coletiva e depois tornou-se o anexo II, para panificação e confeitaria, da norma regulamentadora NR 12, que trata das questões da segurança sobre máquinas e equipamentos.
“A Padaria Artesanal faz pão agregando frutas e legumes. Gera alimento, renda e capacita. Parabéns a todos vocês”, finalizou o vice-presidente e ministro Alckmin.
Emocionada, dona Lu Alckmin, idealizadora do projeto, disse da gratidão que sente em realizar esse sonho do lado de pessoas tão importantes e queridas. “Ao levar a Padaria Artesanal para todo o País, me emociono a cada transformação de vida. É imensa a minha alegria de estar aqui no Sindicato, já entregando o certificado para a primeira turma de multiplicadores”. E concluiu: “Deus os abençoe na missão de ensinar e alimentar aqueles que mais precisam!”.
A solenidade foi encerrada com uma degustação dos pães produzidos pelos alunos certificados como multiplicadores do Projeto Padaria Artesanal - polo central do Estado SP, Sindicato dos Padeiros de São Paulo/Escola de Panificação e Confeitaria.
Mais informações:
Chiquinho Pereira - (11) 9.9986-4848
Presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo
Sede do Sindicato e da Escola de Panificação e Confeitaria - (11) 3116-7272
Endereço: Rua Major Diogo, 126, Bela Vista, São Paulo/SP
Por Susana Buzeli, jornalista e assessora de imprensa e comunicação do Sindicato dos Padeiros de São Paulo
Fique por dentro do evento, confira algumas imagens.
Colaboração fotográfica de: Sandra Soares, Vanusa Souza, Eduardo Fernandes, Alice, Viviane e Fred (Sindicato dos Padeiros) e Camilla Carvalho/Senai-SP
Comments