Solidariedade aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul
Estamos solidários aos atingidos pelas enchentes o Rio Grande do Sul e apoiamos as doações e as iniciativas de envio de roupas, cobertores, calçados, produtos de higiene pessoal e de limpeza, água, alimentos (inclusive para os pets e outros animais) e outros produtos essenciais para a população gaúcha.
Esperamos que as medidas do governo federal, alinhadas com as dos governos estaduais e municipais, consigam minimizar o quanto antes esta trágica situação.
O momento é muito sensível, de comoção nacional, diante de uma calamidade que poderia sim ter sido evitada.
Há informações de que o próprio governador Eduardo Leite havia cortado ou alterado centenas de pontos do código ambiental do RS, sem estudo, sem análise, sem debates públicos, sem consultar especialistas, ambientalistas e pesquisadores, tudo para beneficiar interesses privados.
Vale lembrar que os 4 anos do desgoverno bolsonarista se confirmou como o de maior desconstrução da política de proteção ambiental brasileira. Incentivou a exploração predatória da natureza, afrouxou leis, sucateou órgãos de preservação ambiental, flexibilizou e reduziu multas por crimes ambientais, incentivou infratores etc.
Portanto, não podemos deixar de criticar e questionar:
* quem diz, por ignorância ou irresponsabilidade, que o aquecimento global e as mudanças climáticas não existem.
* quem destrói a natureza.
* quem apoia o desmatamento para “a boiada passar”.
* quem no poder não investe em prevenção de enchentes.
* quem no poder não destina verba para o enfrentamento dos problemas causados pelas mudanças climáticas.
* quem enfim é negacionista, oportunista e cruel com a vida das pessoas e com a natureza.
Precisamos de Educação Ambiental nas escolas, na mídia, no mundo do trabalho e no dia a dia de toda a sociedade. Catástrofes ambientais se constroem politicamente.
Precisamos, então, escolher melhor os representantes políticos que terão poder de decisão sobre os temas que afetam a vida de todos nós, inclusive as questões ambientais!
Comentários